sábado, 26 de janeiro de 2008

Visita cultural

Para a nossa primeira visita cultural optámos por conhecer e/ou aprofundar conhecimentos acerca do artesanato da Vila de Lagoa, nomeadamente a arte de fazer bonecos de barro. Quem tem este oficio é conhecido como "Bonecreiro".

Fomos então visitar a oficina do artesão Arsénio Moniz. Porém, antes decidimos fazer-lhe uma prendinha visto que ele iria oferecer-nos um pouco do seu tempo e do seu saber.

Acordámos que o ideal seria oferecer-lhe um livro artesanal, composto por desenhos relaccionados com os bonecos. O titulo escolhido foi:


Bonecos nascidos da nossa imaginação,

para um "fazedor" de bonecos


Os desenhos que as crianças fizeram e as palavras que dedicaram ao artesão, surpreenderam-nos, na verdade ultrapassaram as nossas expectativas. Eis alguns dos desenhos.

A visita cultural




Ao longo da visita o artesão procurou demonstrar que qualquer pessoa, desde que se esforce, pode desenvolver a arte de fazer bonecos. As crianças saíram de lá motivadas, e assim que chegaram ao CATL quiseram praticar a arte... mas com plasticina:).

Um dos nossos meninos fez uma pequena entrevista, de forma a conhecer-mos um pouco do percurso do artista.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Semana do brinquedo

Esta semana o tema escolhido para ser trabalhado foi "O Brinquedo". É ou não um tema apelativo?As crianças acharam que sim.
Quando se informou o tema no qual nos iriamos debruçar, pediu-se às crianças que enumerassem alguns brinquedos. "Bola", "playsation", "carro", "boneca"...

Depois questionamo-las se as crianças mais pobres e oriundas de paises como Angola, Moçambique, possuíam brinquedos. "Nãooooooooo", foi a resposta obtida.
Pois bem, existia a ideia de que o brinquedo só podia ser adquirido num estabelecimento comercial. Procurou-se dar a conhecer que toda a criança brinca! Independentemente do local onde vive ou da sua situação socio-económica; mesmo as mais pobres podem construir o seu brinquedo, basta darem "asas" à sua imaginação.

Para além de se querer dar a conhecer a possibilidade de a criança construir o seu brinquedo, procurou-se mostrar alguns dos brinquedos dos tempos de outrora, através de uma projecção de imagens dos mesmos.
Esta exposição foi de facto muito engraçada e deixou o bichinho nas crianças de aprenderem a fazer alguns dos brinquedos visualizados, como a fisga, o tambor, as saquinhas, ou voltar a usar o peão ou o carrinho de rolamentos.

Trabalhando o reaproveitamento de materiais, as crianças construiram os seus binóculos de brincar.O jogo do "Bico do Galo", é um exemplo perfeito de como uma simples folha de papel pode servir de entretenimento durante várias horas. E amanhã... há mais:)

sábado, 19 de janeiro de 2008

A Amizade!

Ainda que na semana de 14 a 18 Janeiro o tema fosse o conto da Gata Borralheira, trabalhando-se o mesmo sob diversos aspectos e de diversas formas, não descuramos a importância do dia dos amigos e das amigas. A partir do dia dos amigos, quase diariamente e de uma forma leve (visto termos consciência que as crianças estavam a trabalhar o mesmo tema na escola)abordava-se a importância dos amigos nas nossas vidas.
As crianças foram levadas a reflectir e responderam voluntariamente a determinadas questões:

- O que é para ti um amigo?

- Quais as características que um amigo possui? Por que escolhemos uma pessoa para nossa amiga, ao passo que excluímos outra?

- Qual a importância que os amigos têm nas nossas vidas?


As respostas foram espontâneas e honestas. Aqui estão algumas: "Um amigo é alguém em quem podemos confiar", "Um amigo brinca connosco", "Um amigo diz coisas bonitas sobre nós", "Um amigo dá mais alegria à nossa vida", "Um amigo serve para conversar"...


São meninos de palmo e meio, mas que sabem tão bem definir o que é a amizade!


Fez-se uma dinâmica de grupo com os mais velhos, que consistiu em enumerar qualidades do/a colega. Após essa dinâmica desafiou-se as crianças a fazer um elogio todos os dias a alguém. No dia seguinte, tinham que nos contar qual o elogio feito e a quem. No final, todos concordaram que quando diziam coisas boas sobre alguém sentiam-se felizes.

No dia das amigas, procedeu-se à troca de prendinhas. As prendinhas poderiam ser feitas pela própria criança ou então compradas até um valor pré-estabelecido. As crianças adoraram!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Gata Borralheira

Aproveitando o tema do conto que está a ser trabalhado, fizemos alguns trabalhos manuais alusivos ao mesmo.
Aqui está uma boneca de papel 2 em 1, ou seja, de um lado é a Gata Borralheira, mas virando a saia surge a Cinderela.

A Gata Borralheira...

E virando a saia, eis que surgem lindas Cinderelas

Após os trabalhos manuais, jogou-se ao jogo "Encontra o par". As crianças tiravam um sapatinho (que poderia ser ou do principe ou da cinderela), e depois tinham 3 tentativas para tirar o par daquele sapato (a côr tinha que ser identica à do primeiro sapato).

Como podem ver, através de uma história podem desenvolver-se inúmeras actividades.

Gata Borralheira

Aproveitando o tema do conto que está a ser trabalhado, fizemos alguns trabalhos manuais alusivos ao mesmo.



Aqui está uma boneca 2 em 1, ou seja, de um lado é a Gata Borralheira, mas virando a saia surge a Cinderela.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Semana da Gata Borralheira

Todos os meses iremos trabalhar durante uma semana um conto. Tal intenção, prende-se com as mais-valias que os contos nos oferecem a nivel da transmissão de valores. Porém, para que a criança assimile os valores que as diferentes histórias encerram, cabe ao adulto ensiná-la a reflectir nos conteúdos, a captar as emoções vividas pelos diferentes personagens, a questionar a moral da história.
Quando dissemos às crianças que nesta semana iriamos ler a história da Gata Borralheira, os comentários (que já esperávamos) não tardaram a surgir: "senhora, eu conheço essa história", "essa é de meninas", etc.
"Mas alguma vez pensaram no que essa história nos ensina?" Deixamos a questão em aberto e procedemos à leitura da história.

Após a sessão do conto, passou-se à reflexão. A mesma incidiu, essencialmente, em torno de alguns dos seguintes tópicos:
- Por que razão as irmãs tratavam tão mal a Gata Borralheira? - aqui trabalhou-se sentimentos como a inveja e a competição não saudável.
- O principe continou a querer casar com a Cinderela, mesmo vestida de Gata Borralheira - realçou-se que não são só os bens materiais que interessam, mas também (e sobretudo) o carácter.

Urge, nos dias de hoje, a necessidade de ensinar as crianças a pensar! Recorrer aos contos é uma excelente forma de trabalhar esta necessidade.
Após esta actividade, seguiu-se uma atelier de bijuteria, com base no conto. Todos deviam fazer o colar para a Cinderela levar ao baile. Com palhinhas, contas de madeira, fitas e lã, conseguiram fazer colares muito bonitos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Expressão plástica e modelagem

A Natureza oferece-nos, de facto, os melhores recursos... em vez de recorrermos à tradicional folha de papel, utilizamos pedras para as crianças pintarem. Tendo em conta que o que se pretendia era criatividade, não se procurou restringir o tema do desenho. Cada criança tinha liberdade de pintar o que desejasse.
Para festejar o dia dos amigos, fez-se no CATL um marcador de livros com plasticina e acabamento com verniz. Ficaram todos muito originais:)

Desenhos que contam histórias...

A primeira actividade lúdico-pedagógica realizada no CATL foi na área da expressão escrita. Pretendia-se que as crianças dessem um significado (o seu significado) ao desenho pintado na parede, atribuindo vida e emoções às personagens pintadas e relacionando-as umas com as outras, através de uma história.
Dividimos as crianças em quatro grupos e lançámos o desafio. Os resultados? Surpreendentes!

Aqui estão as histórias nascidas da sua imaginação.
A Primavera

Era uma vez cinco meninos. Uma menina chamava-se Tamára, outra Vitória, a Rita, um menino chamado Henrique e outro Daniel.
Estes meninos ajudavam-se uns aos outros e até aos animais. Um dia a Tamára ajudou um pequeno pássaro que estava muito ferido na pata. Como ele estava muito ferido ela e os amigos levaram-no para o veterinário. Depois decidiram ir para o parque brincar, porque o pássaro ia lá ficar cinco dias, mas estavam muito tristes. Nesta altura o tempo estava mau e a Tamára disse:
- Não fiquem tristes vão ver que ele fica bom mais cedo do que pensam.
Eles ficaram mais animados e apareceu um lindo arco-íris de todas as cores.
Com a ajuda de uma fada da Primavera apareceram flores, frutos, o verde da relva e os animais. Nesse dia o pássaro voltou a casa e assim a Primavera ficou mais completa. Os meninos ficaram muito, muito felizes.

Rita, Vitória, Daniel C., Henrique C., Tamára.



A Amizade

A Joana estava a brincar num baloiço e de repente viu muitos meninos a brincar e também viu animais.
Ela sonhou. Sonhou que o Luís estava a escorregar pelo arco-íris, e que o João e a Carolina estavam a tentar ir apanhar uma flor. No seu sonho a Teresa estava muito divertida a saltar à corda e o Luís também estava muito contente a jogar à bola. A Raquel encontrou um passarinho que estava magoado e então levou-o para casa, para procurar a mãe do passarinho. O Miguel estava feliz a brincar com o seu papagaio no céu.
Apareceu uma menina que tinha asas e voava. Estava a regar o mundo todo e os meninos sentiram os pingos que caíam do regador. Tinha também na história duas borboletas que eram gémeas, uma era a Sílvia e a outra era a Carolina. Elas eram muito bonitas. Mas havia no sonho duas abelhas que eram muito más, porque queriam o mel das suas flores e os meninos apanhavam-nas para elas ficarem sem mel.
E assim foi a nossa imaginação.

Carolina P., Daniel, Joana, Ivo, Sérgio, Bernardo.





Aventura no Jardim

Era uma vez um jardim. Nesse jardim havia flores, caracóis, cogumelos, borboletas, um baloiço e outras coisas de muitas cores.
Mas um dia a Ana Rita encontrou um pássaro e quis levá-lo para casa, para tratar dele. Ela deu-lhe comida, água, pôs-lhe numa gaiola até ele crescer, para depois ele voar à sua vontade.
Nesse jardim, havia também um menino chamado Afonso. Ele era um menino bom porque sorri e não briga com ninguém. O Afonso gosta muito de brincar ao ar livre com o seu papagaio. O Afonso tinha um amigo, o Pedro. Estavam os dois na mesma sala. O Pedro gostava muito de jogar à bola, quando jogava com outros meninos era o guarda-redes.
Havia também uma menina pretinha, chamada Maura que tinha 6 anos. Ela gostava de pular à corda.
Nesse jardim havia uma nuvem mágica, porque tinha um baloiço. A Andreia, que costumava andar no baloiço, também era mágica porque tinha cabelos de várias cores.
Sempre que chovia no jardim, aparecia um escorrega especial feito de várias cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, lilás e rosa. O Ruben adorava ir para esse escorrega. Os outros meninos ficavam admirados porque não sabiam como ele ia para lá. Mas o Ruben sabia umas palavras mágicas: trim, trim, arco-íris faz-te num baloiço.
No céu, vivia uma menina que era um anjo. Quando via os seus amigos regava-os para eles viverem com muita alegria.

Henrique J., Júlia, Mariana, Maria Alice, Diogo, Vitória, Catarina.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Convites para a inauguração

Estes papagaios foram a voar até aos pais das crianças do CATL, para os convidar para o dia da inauguração...


segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Inauguração

Foi no dia 5 Janeiro de 2008, pelas 17h30, que foi inaugurado o espaço do CATL. As expectativas, sobretudo por parte das crianças, eram elevadas, e todos nós tentámos corresponder às mesmas.

Após a benção do espaço, foi realizado um discurso por parte do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Lagoa, João Ponte. Neste discurso foi salientado a atenção que a Câmara tem tido em relação ao investimento em centros de ocupação de tempos livres para crianças e jovens, de forma a que esta população usufrua de um espaço onde possa desenvolver as suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais.


Após o lanche, chegou o momento mais aguardado do dia por parte da pequenada: o espectáculo do palhaço Pezinho.


As fotografias retratam alguns dos momentos vividos.

Fotografias de Helga Cardoso


Instalações

Bem-vindos ao espaço virtual do Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) de Lagoa.



Conhecer o dia-a-dia das crianças deste Centro estará, a partir de agora, à distância de um click.

Este blog pretenderá espelhar todo o trabalho que ambicionámos desenvolver: apoio pedagógico, aproveitar o tempo livre de uma forma educativa, trabalhar afectos e emoções, a educação pela arte, e, essencialmente, poder proporcionar à criança momentos de pura brincadeira.

Não raras as vezes, os centros de ocupação de tempos livres das crianças não são mais do que um espaço que dá continuidade ao trabalho (importante!) desenvolvido nas escolas. Ora, não será esse somente o nosso intuito. Sabemos o quão importante é para o desenvolvimento pleno da criança o acto de brincar, afinal "brincar é o trabalho da criança". Atentos à necessidade (e direito!) da criança poder brincar de forma livre, incluiremos nas planificações das actividades, momentos em que a criança possa fazer e inventar as suas próprias brincadeiras.

A forma como o espaço foi organizado e decorado teve como objectivo sumo proprocionar à criança um espaço onde pudesse estudar, brincar, conviver, imaginar, expressar-se, enfim onde possa ser criança. Procurou-se "salpicar" diversos cantinhos com cores, imagens, palavras, alusicas aos afectos.

Aqui estão as nossas instalações:


Palco

Um espaço onde se pode brincar ao faz-de-conta, onde a criança pode "imaginar" que faz parte de uma história de encantar. A pintura de parede remete para a dimensão afectiva que se visa trabalhar.



Sala das refeições e do estudo

Um espaço amplo, cheio de luz, onde as mesas estão dispostas de forma a poder recriar um ambiente familiar (contrariando os ambientes de "refeitório", algumas vezes existentes em instituições educativas).

Sala das brincadeiras

Nesta sala foram recriados diversos cantinhos...

Cantinho do faz de conta
Esse cantinho faz, previsivelmente, a delícia das meninas...

Cantinho dos jogos de tabuleiro e da pista de carros...

dá para adivinhar que desta vez foram os meninos a alegrarem-se!



Cantinho dos desenhos e das pinturas